quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Foucault, Derrida e a História da Loucura

por André Neto

Em 1961, Michel Foucault publicou em Paris "Folie et Déraison Histoire de la Folie à l’âge Classique", um livro que se tornou obra de referência na área da filosofia, história, psicologia,saúde mental e coletiva. Em 1963, no Colégio Filosófico, Jacques Derrida proferiu uma conferência em que criticava esta obra de Foucault, particularmente seu prefácio. Com a publicação de sua segunda edição francesa
(1972),Foucault retira o prefácio da primeira versão e responde, em um apêndice, às críticas feitas por Derrida. A partir do final da década de 70,o livro passou a ser traduzido para diversos idiomas, e todas estas edições saíram amputadas. Faltava-lhes o prefácio.No nosso entender, a periodização adotada e a metodologia proposta por Foucault para a elaboração de uma história da loucura foram as duas questões, presentes no prefácio, que polarizaram as críticas de Derrida. Houve ainda uma polêmica entre os dois pensadores contemporâneos sobre a interpretação que Foucault deu às Meditações, de Descartes.

FONTE: http://www.scielo.br/pdf/csp/v14n3/0102.pdf.

Um comentário:

  1. Este artigo que repassei a dias para alguns alunos, surpreende quando evidencia uma grande polêmica entre Derrida e Foucault.
    Derrida faz críticas ásperas a obra "HISTÓRIA DA LOUCURA" de Foucault.
    O que é mais difícil de conceber, foi o gesto de AUTOCENSURA vindo de quem veio...

    ResponderExcluir