sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estratagema da própria loucura



"... Nesse ponto ainda inicial, a consciência da loucura está segura de si mesma, isto é, segura de não estar louca. Mas ela se precipitou, sem medida nem conceito, no próprio interior da diferença, no ponto mais acentuado da oposição, no âmago desse conflito onde loucura e não-loucura trocam sua linguaguem mais primitiva; e a oposição se torna reversível: nesta ausência de ponto fixo, pode ser que a loucura seja razão, e que a consciência da loucura seja presença secreta, estratagema da própria loucura." p. 166
...

Ceux qui pour voyageur s'embarquent dessus l'eau
Voient aller la terre et non pas leur vaisseau.
(Aqueles que para viajar embarcam sobre as águas
Vêem andar a terra e não sua nau.)... p.166
...
Mais plus tant je me lime et plus je me rabote
Je crois qu'à mon avis tout le monde radocte.
(Quanto mais me limo e mais me aplaino
Creio que a meu ver todo mundo desatina.)... p.167

Um comentário:

  1. Prezada Ana Carolina,

    Gostaria de saber qual imagem é esta, se tem um título e se poderia ser usada na capa de uma tese. Neste caso, saberia me dizer a quem devo solicitar autorização?
    Por favor entre em contato pelo email caaventu@gmail.com

    grata
    Carla

    ResponderExcluir